SÉRIE DE EVENTOS ONLINE: ENCONTROS BORRACHA NATURAL



Série de Encontros Virtuais da Borracha Natural começa em 11/08

 

  A ABTB, em conjunto com a APABOR e a ABIARB, e com o apoio da ABRABOR e da SLTC, organizou uma Série de Webinars para tratar de toda a cadeia da Borracha Natural no Brasil. 

  Com o intuito solidário de ajudar as famílias de seringueiros duramente afetadas pela pandemia, a série de encontros virtuais terá 4 eventos, com especialistas do setor.

 Renomados profissionais, representantes de toda a cadeia de fabricação/transformação da Borracha Natural Brasileira construirão um diálogo unindo as perspectivas dos diferentes elos da cadeia, buscando analisar o momento atual e projetar as perspectivas de crescimento da produção brasileira nos mercados interno e internacional.

 Originária do Brasil, cujo nome botânico é Hevea Brasiliensis, a borracha natural tem atualmente a Ásia como maior região produtora. Mesmo para consumo interno, o Brasil importa cerca de 50% da demanda. Segundo Paulo Garbelotto, presidente da ABTB, a partir deste cenário desenhou-se o objetivo do evento, “de capturar as oportunidades de crescimento através do entendimento das necessidades da indústria e apresentar as formas através das quais podemos impulsionar a cadeia com conhecimento tecnológico, adequando o nível de qualidade e desempenho da borracha natural produzida no Brasil”.

 O primeiro encontro, realizou-se online, no dia 11/08, às 17h, elegeu o tema da QUALIDADE para usar como pano de fundo para discutir a competitividade, o posicionamento estratégico e os planos setoriais que, em última instância, permitirão à cadeia produtiva da Borracha Natural cumprir seus potenciais pelo uso de suas vantagens estratégicas.

 
Neste evento, a programação foi composta por 4 exposições e um painel de discussão, com o seguinte roteiro:

Contextualização de Mercado (20min)
Tema. Impactos do COVID no mercado nacional
Palestrante: Heiko Rossman (Natural Comunicação), Especialista no mercado de Borracha Natural


Contextualização Tecnica (20min)
Tema. A Qualidade e a Borracha Brasileira
Palestrante: Yvette Richards (YRP Consultoria), Gerente de Desenvolvimento de Matérias-Primas da Pirelli por 40 anos.


Cases de Mercado
Usinas de Beneficiamento (20 min)
Convidada: Usina Noroeste Borracha
Palestrante:Renato Arantes  (Usina Noroeste Borracha), Responsável Técnico da Usina Noroeste Borracha


Cases de Mercado
Industria consumidora de Borracha (20min)
Convidada. Michelin
Palestrante: Pedro Souza (Michelin), Gerente de Compras Matéria-Prima e Borracha Natural da Michelin


Painel:
A indústria nacional pode se beneficiar em consumir mais a Borracha local? Perspectivas e Desafios. (20 min)


A série de encontros, reunindo os 3 eventos que virão após este primeiro do dia 11/08, surge, segundo Diogo Esperante, presidente da APABOR, da “clara
a necessidade de integrarmos perspectivas de diferentes elos da cadeia produtiva no sentido de buscar uma narrativa comum para o reposicionamento estratégico da Borracha Nacional, sendo esta a entrega pretendida com a Série Encontros”.

Reynaldo Megna, presidente da ABIARB por sua vez, acredita que “esta série de Encontros da Borracha Natural, enquanto cooperação em rede, proporcionará significativa contribuição ao desenvolvimento de recursos estratégicos e do conhecimento, em um contexto marcado pela inovação e pela competitividade global”.

A agenda dos próximos eventos da série você confere abaixo:

Webinar Encontros da Borracha Natural - Edição Látex
Data: 08/09/2020
Produção e consumo de Látex de Borracha Natural no Brasil: histórico e perspectivas


Webinar Encontros da Borracha Natural - Edição Artefatos
Data: 20/10/2020
Artefatos de Borracha Natural: consumo e características do mercados brasileiro


Webinar Encontros da Borracha Natural - Edição Cadeia Produtiva
Data: 25/11/2020
Diálogos da Cadeia Produtiva da Borracha Natural para um reposicionamento estratégico do setor.