
Série de Encontros Virtuais da Borracha
Natural começa em 11/08
A ABTB, em conjunto com a APABOR e a ABIARB, e
com o apoio da ABRABOR e da SLTC, organizou uma Série de Webinars para tratar
de toda a cadeia da Borracha Natural no Brasil.
Com o intuito solidário de ajudar as famílias
de seringueiros duramente afetadas pela pandemia, a série de encontros virtuais
terá 4 eventos, com especialistas do setor.
Renomados profissionais, representantes de toda
a cadeia de fabricação/transformação da Borracha Natural Brasileira construirão
um diálogo unindo as perspectivas dos diferentes elos da cadeia, buscando
analisar o momento atual e projetar as perspectivas de crescimento da produção
brasileira nos mercados interno e internacional.
Originária do Brasil, cujo nome botânico é
Hevea Brasiliensis, a borracha natural tem atualmente a Ásia como maior região
produtora. Mesmo para consumo interno, o Brasil importa cerca de 50% da
demanda. Segundo Paulo Garbelotto, presidente da ABTB, a partir deste cenário
desenhou-se o objetivo do evento, “de capturar as oportunidades de crescimento
através do entendimento das necessidades da indústria e apresentar as formas
através das quais podemos impulsionar a cadeia com conhecimento tecnológico,
adequando o nível de qualidade e desempenho da borracha natural produzida no
Brasil”.
O primeiro encontro, realizou-se online, no dia
11/08, às 17h, elegeu o tema da QUALIDADE para usar como pano de fundo para
discutir a competitividade, o posicionamento estratégico e os planos setoriais
que, em última instância, permitirão à cadeia produtiva da Borracha Natural
cumprir seus potenciais pelo uso de suas vantagens estratégicas.
Neste evento, a programação foi composta por 4
exposições e um painel de discussão, com o seguinte roteiro:
Contextualização de Mercado (20min)
Tema. Impactos do COVID no mercado nacional
Palestrante: Heiko Rossman (Natural
Comunicação), Especialista no mercado de Borracha Natural
Contextualização Tecnica (20min)
Tema. A Qualidade e a Borracha Brasileira
Palestrante: Yvette Richards (YRP Consultoria),
Gerente de Desenvolvimento de Matérias-Primas da Pirelli por 40 anos.
Cases de Mercado
Usinas de Beneficiamento (20 min)
Convidada: Usina Noroeste Borracha
Palestrante:Renato Arantes (Usina Noroeste Borracha), Responsável
Técnico da Usina Noroeste Borracha
Cases de Mercado
Industria consumidora de Borracha (20min)
Convidada. Michelin
Palestrante: Pedro Souza (Michelin), Gerente de
Compras Matéria-Prima e Borracha Natural da Michelin
Painel: A indústria nacional pode se beneficiar em
consumir mais a Borracha local? Perspectivas e Desafios. (20 min)
A série de encontros, reunindo os 3 eventos que
virão após este primeiro do dia 11/08, surge, segundo Diogo Esperante,
presidente da APABOR, da “clara a necessidade de integrarmos
perspectivas de diferentes elos da cadeia produtiva no sentido de buscar uma narrativa
comum para o reposicionamento estratégico da Borracha Nacional, sendo esta a
entrega pretendida com a Série Encontros”.
Reynaldo Megna, presidente da ABIARB por sua
vez, acredita que “esta série de Encontros da Borracha Natural, enquanto
cooperação em rede, proporcionará significativa contribuição ao desenvolvimento
de recursos estratégicos e do conhecimento, em um contexto marcado pela
inovação e pela competitividade global”.
A agenda dos próximos eventos da série você
confere abaixo:
Webinar Encontros da Borracha Natural - Edição
Látex
Data: 08/09/2020
Produção e consumo de Látex de Borracha Natural
no Brasil: histórico e perspectivas
Webinar Encontros da Borracha Natural - Edição
Artefatos
Data: 20/10/2020
Artefatos de Borracha Natural: consumo e
características do mercados brasileiro
Webinar Encontros da Borracha Natural - Edição
Cadeia Produtiva
Data: 25/11/2020
Diálogos da Cadeia Produtiva da Borracha
Natural para um reposicionamento estratégico do setor.